https://public-rf-upload.minhawebradio.net/170/slider/3a6bedc56bba932413b22a31e06320e9.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/170/slider/22081b7e1f8de8c1d4099593acd64734.png
Maratona da folia no Sambódromo terá encerramento em grande estilo com as escolas mirins
16/02/2023 11:25 em Música

 

Maratona da folia no Sambódromo terá encerramento em grande estilo com as escolas mirins

Com entrada gratuita, o público poderá conferir desfiles com crianças fazendo a festa na Passarela do Samba em espetáculo que reúne o autêntico samba e emoção com homenagens,  histórias e personagens do imaginário infantil

 

 

As dezesseis escolas de samba que integram o Grupo Mirim encerraram os desfiles na avenida mais famosa e badalada do planeta. Cerca de 30 mil pequenos sambistas entoarão sambas de enredo que vão desde homenagens a sambistas de primeira linhagem, contos e fábulas, personagens e universos como o circo e celebrações dos 60 anos de existência da Lins Imperial e o centenário da Portela. A tarde-noite festiva ainda marca o retorno à Passarela do Samba das agremiações Inocentes da Caprichosos e Tijuquinha do Borel que no carnaval passado optaram por se licenciarem dos desfiles.  

  

O sambódromo que na Terça-feira de Carnaval se transforma em um grande parque de diversões, recebe o público de maneira gratuita em todos os setores das arquibancadas. “Em 2023 estamos tendo a chance de retomarmos os hábitos, costumes e tudo o que gostamos de festejar. E o carnaval é uma dessas festividades que é identidade do brasileiro e do carioca, de modo especial” – destaca Edson Marinho, presidente da Aesm-Rio. 

 

Os desfiles infantis que garantem ao público acesso gratuito no sambódromo, terá início às 16 horas, com horário previsto para o término à meia-noite.  Os portões serão abertos às 15 horas. A direção de carnaval da Associação das Escolas Mirins promete uma abertura à altura dos espectadores que prestigiarão a criançada, com apresentação do Cortejo Real do Carnaval, o rei momo, rainha e princesas do carnaval mirim, além do casal de mestre-sala e porta-bandeira da Aesm-Rio. “Antes da primeira escola a desfilar, uma apresentação do cortejo real oficial e mirim, com ritmistas, passistas e o casal da associação, será o ponto alto para os sambistas do amanhã pisar forte na passarela do samba” – destacou Alexandre Moraes, diretor de operações. 

Entre os enredos propostos, as homenagens serão o ponto forte da festa promovida pela criançada. Personalidades do carnaval carioca como Therezinha Monte, ex-presidente da Unidos do Cabuçu, serão as homenageadas pela Estrelinha da Mocidade e Miúda da Cabuçu, os mestres Ciça, Odilon e o saudoso Louro, terão suas vidas e legados cantados pelas escolas Nova Geração do Estácio, Petizes da Penha e Aprendizes do Salgueiro. As brincadeiras infantis serão lembradas pela garotada verde e rosa da Mangueira  do Amanhã e o universo circense serão mostrados pela Inocentes da Caprichosos, além dos contos e fábulas que a tricolor Corações Unidos do Ciep mostrará em seu desfile. A Golfinhos do Rio de Janeiro traz para a Sapucaí Dom Quixote, reeditando o samba do carnaval 2010, originalmente apresentado pela União da Ilha.  “Existe uma diversidade de temas que celebram artistas, personalidades, histórias e personagens que permeiam o universo infantil. Será um desfile lúdico e educativo. Teremos a oportunidade de recordarmos personagens marcantes, rever grandes sambistas e exaltar alguns que não estão nesse plano, porém, têm uma importância enorme para o samba e carnaval” – ressalta Maria das Graças, diretora da Aesm-Rio

 

Confira a ordem dos desfiles e enredos que serão apresentados no sambódromo na próxima terça-feira:

 

1 – Miúda da Cabuçu “Therezinha Montes, sua alma de cabrocha, desabrocha nas crianças”

2 – Tijuquinha do Borel “Enfeitando o pavão”

3 – Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy “O menino e o horizonte”

4 – Império do Futuro “Se quiser fazer por mim, que faça agora! Venha Sansakromá”

5 – Golfinhos do Rio de Janeiro “Dom Quixote de La Mancha, o cavaleiro dos sonhos impossíveis” (reedição do samba de enredo da União da Ilha do Governador – Carnaval 2010)

6 – Filhos da Águia “100 anos do samba dominando o mundo”

7 – Corações Unidos do Ciep “Quem conta um conto acrescenta um ponto, o Ciep acrescenta saberes à nossa vida”

8 – Herdeiros da Vila “Herdeiros que tem na força de seus ancestrais alegria, samba e amor parabeniza o bairro de Vila Isabel no rufar do tambor”

9 -Infantes do Lins “Infantes do Lins canta e se encanta com os 60 anos da Lins Imperial”

10 – Mangueira do Amanhã “Bora brincar”

11 – Estrelinha da Mocidade “Chama toda a criançada! Tem estrelinha nova no céu”

12 – Nova Geração do Estácio de Sá “Mestre Ciça, com a Nova Geração não tem arroz com feijão”

13 - Petizes da Penha “Ao mestre com carinho... Odilon Costa”

14 – Inocentes da Caprichosos “Grand Circus Inocentes”

15 – Aprendizes do Salgueiro “Salve o mestre do Salgueiro”

16 – Pimpolhos da Grande Rio “O pequeno príncipe preto”

 

Cada agremiação tem o tempo máximo de 30 minutos para desfilar. Vale ressaltar que o acesso aos setores das arquibancadas é gratuito, com a abertura dos portões, às 15 horas.

 

Arleson Rezende - Departamento de Comunicação AESM-Rio

 

Contatos:

 

Arleson Rezende (21) 96401-2252

E-mail: aesmrio@gmail.com

Facebook: aesmriooficial

Instagram: @aesmrio

Twitter: @aesmrio

YouTube: cartilhadosambamirim

 

SoundCloud: cartilhadosambamusical

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!